O Dart é a linguagem das “streams”, nunca foi tão fácil desenvolver de forma reativa.

Existe várias estruturas que podem ser usadas no Flutter para atingir uma programação 100% assíncrona como Redux, ScopedModel, mas com certeza a que mais se destaca é o Bloc.

Esse post é dedicado a todos que ouviram falar em Bloc e quer começar a aprender. Vou lhe dar um mapa de pré-requisitos de estudo, assim que sentir confiante com eles você pode passar passar para o Nível seguinte.

Level 1 – Entenda tudo sobre estado (State)

Com certeza esse é um dos primeiros passos abordados por qualquer curso (seja pago ou grátis). Você precisa entender o StatefulWidget e como funciona a alteração de estado.

Se aprofunde em StatefulWidget. Esse é o primeiro nível!
Agora se você já entende como funciona apenas passe para o próximo nível.

Caso você queira solidificar suas bases nos Widgets básicos, assista esse vídeo



Level 2 – Aprenda programação Reativa

Stream basicamente são fluxos de entrada e saída, você precisa aprender streams pois basicamente ele será seu novo “setState”

Você pode acessar a documentação oficial sobre o assunto, mas temos também um artigo sobre StreamBuilder e como usar totalmente em português feito pelo blog do Flutter Brasil. Acesso clicando aqui.

MUITO IMPORTANTE! Só suba de nível quando entender e conseguir usar Streams.

Provavelmente você já tenha uma base de Programação Reativa após isso, mas para deixar mais firmado, acompanhe essa Live.


Level 3 – Conheça as bases do Bloc

Você já conhece tudo sobre state e aprendeu a usar Streams, agora você precisa saber o que é o Bloc e quais problemas ele ajuda a resolver.

Para isso, temos um podcast inteiro apenas sobre Bloc e porque utiliza-lo.

Entendeu a importância do Bloc e como o setState pode se tornar um vilão em uma aplicação? Então siga em Frente.

Level 4 – Implemente o Bloc

O grande problema do Bloc é a ansiedade dos devs em querer implementar esse esquema de código sem conhecer os níveis anteriores, por isso, eu garanto pra você que se você entendeu o que é Estado, aprendeu sobre Stream e compreendeu o por que de utilizar o Bloc pode ter certeza que a implementação será a parte mais fácil, com direito a pensamentos como “Nossa! Pensei que era mais difícil”, ou “Estava complicando isso atoa”.

Agora se você tiver dúvidas sobre a implementação do Bloc que serão ensinadas nesse tópico, significa que não passou de Level e terá que voltar aos tópicos acima e estudar melhor States, Streams. Fechou!? Então vamos aos vídeos.

Essa live explica com muitos detalhes como implementar o Bloc, por isso tenha paciência pois a live foi feita para pessoas vindas do zero no assunto Bloc.

Consegiu implementar o Bloc? Massa não é!?
Agora vamos ver o que temos na internet para melhorar a implementação do Bloc

Existe um provider que gerencia a criação e destruição do seu Controle Bloc e que está 100% em Português. Tenho dois vídeos explicando em detalhes como usar o package a seguir. Obviamente se você já entende o Bloc e quer aplicar o provider basta acessar esse link.

Segue os vídeos explicando um pouco mais sobre o Bloc e como aplicar o BlocProvider.

Game Over

Parabéns! você aprendeu sobre Bloc e pode tornar seus apps 100% reativos agora! Todo o crédito é seu por ter dedicado tempo para aprender algo novo.

Se você quiser se juntar a nós pelo whatsapp, basta entrar no grupo do Flutterando por esse link.

Até a próxima!